"Porque, para Deus, nada é impossível." Lucas 1:37

Orientações para Jejum Simples

Escrito por

As Orientações para Jejum Simples trazem as recomendações que devemos seguir para cumprir o jejum eclesiástico, na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

O jejum é uma forma de demonstração do nosso amor por Jesus Cristo, pois se Ele morreu na Cruz por nós, também podemos nos mortificar por Ele.

Orientações para Jejum Simples

O jejum eclesiástico, que deve ser observado na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, consiste em fazer uma refeição até a saciedade — normalmente o almoço — e as outras duas refeições de forma ponderada, ou seja, comendo menos.

Essa prática do jejum, no Código de Direito Canônico de 1917, era observada durante todo o período da Quaresma. A partir do Código de 1983, tornou-se obrigatória apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para todas as pessoas que tenham entre 18 e 60 anos.

São nesses atos livres e generosos que o amor se manifesta. O próprio fundamento do jejum e da abstinência é o nosso amor a Cristo, pois, assim como Ele morreu na Cruz por nós, também podemos nos mortificar por Ele. Sejamos, pois, generosos. Observemos o jejum e a abstinência e assumamos propósitos quaresmais por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de que, unindo-nos a Ele nas penitências desta vida, possamos estar ao seu lado na glória celeste.

Curiosidades das Orientações para Jejum Simples

As Orientações para Jejum Simples foram criadas a partir dos mandamentos da nossa Santa Igreja e do Código de Direito Canônico.

Em latim “Codix Iuris Canonici”, esse código é um conjunto de normas que regulam toda a organização da Igreja Católica Romana.

Você já conhece o Pocket Terço?

Essa oração foi disponibilizada graças ao Pocket Terço, um app disponível em iOS e Android com diversas Orações, Novenas, Terços e mais!
Graças a eles, você tem todas as orações disponíveis aqui!

Download iPhone
Download Android

Anúncio

Médica pediatra, palestrante e pregadora, Filomena Camilo do Vale, mais conhecida como Dra. Filó, nasceu na cidade de Oliveira, em Minas Gerais. Desde a infância, sua paixão por cuidar e a religiosidade, orientada por sua família, guiarem sua vida.Com mais de 30 anos de carreira, ela atende crianças, acolhendo também suas famílias, em seu consultório em Belo Horizonte.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.